simefre
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SIMEFRE
Mobilidade + Inovação
SETOR DE DUAS RODAS
PRECISARÁ DE PLANO DE
COMPETITIVIDADE
Como representante do
segmento de duas rodas, o Simefre
(Sindicato Interestadual da Indús-
tria de Materiais e Equipamentos
Ferroviários e Rodoviários) vem
acompanhando atentamente o
desenvolvimento do setor, que nos
dois últimos anos vem sofrendo
com os impactos do maior rigor
nas concessões de crédito.
De acordo com o vice-presi-
dente da entidade, Paulo Takeuchi,
o Brasil ainda é um mercado com
excelente potencial: o quinto maior
produtor mundial de motocicletas
e o quarto maior consumidor. “A
motocicleta pode cada vez mais se
posicionar como uma solução para
o aproveitamento eficaz do espaço
viário”, argumenta.
Apesar da questão financei-
ra a previsão é de um aumento
de 3,7% na produção e de 2,4%
nas vendas no atacado. Segundo
Takeuchi, aos poucos as ações
de crédito adotadas pelo gover-
no começaram a surtir efeito.
“Mas notamos na verdade, uma
readequação do mercado como um
todo”, diz.
Os altos índices de inadim-
plência em 2012 fizeram com que
as instituições financeiras restrin-
gissem ainda mais a liberação de
crédito para a compra de motoci-
cletas. Atualmente as aprovações
têm se concentrado basicamente
em financiamentos com o número
reduzido de parcelas e com pelo
menos 20% de entrada. “Aen-
trada, portanto, está mais alta, até
porque o mercado ofertava planos
com entrada zero. Os planos estão
concentrados no máximo em 48
meses, contra os 60 meses disponí-
veis no ano passado”, comenta.
Apesar disso, o mercado
tem buscado soluções. “Como
na sua grande maioria o perfil do
comprador de motos é composto
por profissionais autônomos, que
enfrentam dificuldades para com-
provar renda, surgem outras opções
como o consórcio, por exemplo”.
Para mudar o quadro atual,
explica Takeuchi, será necessário
colocar em prática um robusto
plano de competitividade para
resolver alguns entraves do setor.
“Órgãos importantes e represen-
tantes de associações de todo o
Brasil, como o Simefre, já estão se
movimentando para que, juntos,
encontremos um formato ideal
para o setor de duas rodas”.