Sindicatos em Ação - Edição 30 - Fevereiro de 2018 - page 4

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sindicatos em ação
| fevereiro 2018
Paulo Skaf
crédito: Ayrton Vignola Jr. /Fiesp
Estudos recentes mostram que o Brasil ocupava, em
2016, a 111ª. posição no ranking de 138 países que ti-
veram sua malha viária analisada pelo Fórum Econô-
mico Mundial. De acordo com dados do Departamen-
to Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT, a
malha pavimentada representava apenas 12,2% dos 1,77
milhão de quilômetros de extensão rodoviária no país
em 2015. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e
Estatística (IBGE), os serviços de transportes responde-
ram por cerca de 4% dos custos operacionais totais na
indústria de transformação em 2014. Já na indústria de
mineração, esse peso foi superior a 14% do total. E esses
números continuam aumentando exponencialmente.
A falta de manutenção, ampliação, modernização e
planejamento deste modal provocou um aumento ain-
da maior dos custos econômicos, contribuindo para a
elevação do Custo Brasil e, consequentemente, para a
perda da competitividade interna e externa do país.
O grande desafio do setor é ser produtivo, mesmo com
uma malha deteriorada, defasada, insuficiente e inade-
quada para atender a demanda existente. Sabemos que,
para uma expansão efetiva e consistente da infraestru-
tura logística no Brasil, o planejamento estratégico e a
participação do setor privado são fundamentais, pois
proporcionam inovação e produtividade.
É sabido que não há crescimento econômico sustentável
sem infraestrutura eficiente, que atenda aos objetivos do
país. Minimizar o desperdício de recursos, viabilizar os
produtos, diminuir custos, integrar a população à eco-
nomia nacional, por meio de modais de transportes que
interliguem as regiões do país é fundamental para que a
economia do Brasil comece a se movimentar para frente.
Nosso papel é fazer ecoar junto aos poderes constituí-
dos, os reclamos que nos chegam das empresas por meio
de nossos sindicatos e fazer ver a importância de corri-
gir esse gargalo que atrapalha nossa competitividade e
encarece nossos processos.
Paulo Skaf
Presidente da Federação das Indústrias do
Estado de São Paulo, Fiesp
Sabemos que,
para uma
expansão efetiva
e consistente da
infraestrutura
logística no Brasil, o
planejamento estratégico
e a participação do setor
privado são fundamentais,
pois proporcionam inovação e
produtividade."
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