Sindicatos em Ação - Edição 05 - Outubro de 2013 - page 4

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aeroportos, até porque obras
de infraestrutura são demora-
das, mas precisam ser feitas, e
o Brasil tem urgência.
   Para se ter ideia dos resul-
tados encontrados em nossa
pesquisa, ao analisarmos a
infraestrutura de transpor-
tes e tomarmos por base a
maior malha viária do país, a
rodoviária, temos uma média
de 2,5 mil quilômetros por 10
mil habitantes, com apenas
43% do padrão de excelência
internacional - que é de quase
4,8 mil quilômetros por 10 mil
habitantes.
Reduzir a burocracia
tributária e buscar a moder-
nização são também ações
fundamentais para que o país
avance. É importante aca-
bar definitivamente com o
acúmulo de créditos, eliminar
a cascata de tributos, as horas
gastas pelos contribuintes para
atender o estado e unificar as
taxas sobre valor adicionado
e renda.
O governo tem se mostrado
sensível a essas situações,
com medidas de curto prazo
fundamentais e louváveis,
mas que não solucionam os
problemas estruturais de nosso
país. O que precisamos, de
fato, é de planejamento de lon-
go prazo, que dê segurança a
todos os setores da economia,
aos investidores e à indústria,
grande geradora de empregos
e de fundamental importância
para a economia nacional.
Países como a China e
a Coreia têm sido bem-suce-
didos por uma razão muito
simples: têm planos de longo
prazo, com metas definidas,
conhecidas de toda sociedade
e dos investidores, e que são
cumpridas.
Nosso processo de
desindustrialização não será
revertido apenas com medidas
pontuais. Precisamos avançar.
Temos consciência de que os
problemas do Brasil estão den-
tro do próprio Brasil. Nossas
empresas são competitivas da
porta para dentro. Fizeram a
lição de casa, se moderniza-
ram, investiram em inovação,
qualificação de mão de obra e
tecnologia. A dificuldade está,
sim, da porta para fora.
Reverter e solucionar esta
situação depende de ações fir-
mes, aplicadas a uma agenda
correta, que possam eliminar
os fatores impeditivos do
crescimento e levar o Brasil
ao desenvolvimento desejado.
É para isso que trabalhamos,
todos os dias, com grande
empenho.
“Ao analisarmos a infraestrutura
de transportes e tomarmos por
base a maior malha viária do país,
a rodoviária, temos uma média
de 2,5 mil quilômetros por 10 mil
habitantes, com apenas 43% do
padrão de excelência internacional
- que é de quase 4,8 mil
quilômetros por 10 mil habitantes.”
Paulo Skaf
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