Sindicatos em Ação - Edição 34 - Outubro de 2018 - page 6

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sindicatos em ação
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simefre
.org.br
Simefre acompanha a evolução dos
CARROS
ELÉTRICOS
As vendas de carros elétricos ou híbridos subiram 65% de
janeiro a maio deste ano. O Simefre (Sindicato Interestadu-
al da Indústria de Materiais e Equipamentos Ferroviários e
Rodoviários) atento a esse mercado,vem acompanhando esse
crescimento. O Brasil possui cerca de 7.200 veículos elétricos,
comenta o diretor da Weg Equipamentos Elétricos, Wagner
Setti, empresa associada ao Simefre.
Ele explica que na China esse número chega a 450 mil, con-
tra 100 mil nos Estados Unidos.“Nosso entendimento é que
a eletromobilidade será impulsionada no Brasil, inicialmen-
te pelos veículos pesados, ônibus para atender à demanda de
mobilidade urbana, e caminhões de pequeno e médio porte
para atender às entregas de cargas nas grandes cidades. Poste-
riormente teremos o crescimento dos veículos leves (automó-
veis) e levíssimos (motos e bicicletas).”
Para a Weg um dos fatores que restringe a expansão do merca-
do de veículos elétricos e híbridos é o custo da bateria, apro-
ximadamente 50% do valor do veículo. “Os custos do kWh
da bateria tendem a reduzir e assim viabilizar a produção em
escala. A infraestrutura também exerce um fator importante
para prover os eletropostos de carregamento quer sejam resi-
denciais ou em áreas públicas.”
A Weg fornece o “Powertrain – motores elétricos e Inverso-
res de Frequência”, Eletropostos de Recarga e Geradores Elé-
tricos para veículos híbridos. A empresa desenvolveu e vem
customizando diversas topologias de “powertrain elétrico” e
nos últimos anos forneceu para diversos ônibus (elétricos, hí-
bridos, de hidrogênio e trólebus) e caminhões elétricos.
A empresa forneceu equipamentos para Hyundai-Rotem: 240
carros para a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos
(CPTM) e 112 carros para o Metrô Bahia, em Salvador. For-
neceram Powertrain elétrico, geradores elétricos, painéis de
comando de baixa e média tensão, transformadores e Subes-
tações de Energia para todo o segmento ferroviário de carga
e de passageiros (trens, metrôs, etc).
O motor elétrico apresenta um rendimento superior a 95% mes-
mo acionado com o inversor de frequência que é um percentual
expressivo se for comparado ao motor de combustão que tem
um rendimento na ordem de 35%. Outro aspecto relevante nos
veículos equipados com o powertrain elétrico é a redução da
emissão de CO2 e particulados.O conceito do motor elétrico é
por natureza complexo, no entanto de construção simples com
reduzido número de componentes em comparação com o motor
de combustão, garantindo assim um baixo custo de manutenção.
Setti acredita que compolíticas publicas corretas trazendo alguns
incentivos (baixar IPI, isenção de IPVA, isenção de rodízios, áre-
as exclusivas de circulação em grandes centros, etc) estará cria-
do um ambiente favorável ao crescimento do segmento.
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